Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 18 de março de 2020.

Saiba tudo sobre a temporada 2020 da vacina contra influenza

COMPARTILHE:

Cepas da vacina contra Influenza Foto: freepik

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está publicando desde a última segunda (09/03) as petições das empresas sobre a atualização de cepas das vacinas contra influenza para a temporada 2020. A publicação depende da data de envio dos documentos necessários pelas empresas para comprovação da qualidade, segurança e eficácia das vacinas a serem disponibilizadas no País.

Definição das cepas

As cepas, ou seja, as linhagens de vírus utilizadas na formulação de vacinas contra a gripe no Hemisfério Sul são definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As vacinas da influenza sazonal costumam ser modificadas todos os anos, para proteção contra as cepas virais em circulação.

Anualmente, a Anvisa publica resoluções que definem a composição das vacinas influenza sazonais a serem publicadas no Brasil no ano seguinte. Em 2019, foi definida pela RE 3.076/2019, que permitiu o envio das petições de atualização.

Cepas de 2020

Segundo a RE 3.076/2019, as vacinas influenza trivalentes a serem utilizadas no Brasil em 2020 deverão conter, obrigatoriamente, três tipos de cepas de vírus em combinação:

– Um vírus similar ao influenza A/Brisbane/02/2018 (H1N1) pdm09;

– Um vírus similar ao influenza A/South Australia/34/2019 (H3N2);

– Um vírus similar ao influenza B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

É recomendado que o componente A (H3N2) de vacinas não baseadas em ovos para uso na temporada de influenza de 2020 seja um vírus tipo A/Iowa/60/2018.

Já as vacinas quadrivalentes contendo dois tipos de cepas do vírus influenza B deverão conter, além dos três citados acima, um vírus similar ao influenza B/Phuket/3073/2013 (linhagem B/Yamagata).

Veja também: GSK e CEPI anunciam colaboração para desenvolver vacina contra coronavírus

Fonte: Revista da Farmácia


VER MAIS SOBRE: Cepas / Influenza / vacinação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.