Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Seis passos para construir uma equipe de alta performance

Definição clara de metas, funções e responsabilidades desempenha um papel crucial no sucesso e na eficiência de uma farmácia.
Seis passos para construir uma equipe de alta performance
Foto: Divulgação

A necessidade de construir equipes de alto desempenho nunca foi tão imperativa no ambiente dinâmico e em constante mudança que vivemos na atualidade. Fato é que construir um time de alta performance vai muito além do que apenas reunir um grupo de pessoas talentosas com as habilidades certas. Isso significa que o que você vê no papel para cada colaborador não se traduzirá perfeitamente em sua capacidade de contribuir com eficiência.

Leia: Adoecimento emocional pode estar relacionado ao trabalho

Aqui convém citar o exemplo de uma famosa equipe de alto desempenho: a seleção olímpica de Basquete Masculino de 1992 dos Estados Unidos, também conhecida como Dream Team. Ela era composta por lendas do basquete, como Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird – todos jogadores incríveis individualmente. Mas será que apenas isso é suficiente para formar uma formação imbatível?

O primeiro jogo do Dream Team foi contra um pequeno time universitário. Indo contra todas as apostas, as superestrelas foram destruídas. O placar foi tão embaraçoso que o técnico retirou o placar antes que a mídia aparecesse. Como isso aconteceu com um grupo de pessoas tão talentosas? O emblemático exemplo mostra como o talento, a experiência ou o conhecimento técnico, por si só, não garantem o resultado. Acima de tudo, é importante criar as condições para que os membros do time possam e queiram dar o seu melhor.

Leia também: O que faz a farmácia vender mais?

Antes de tudo, vale uma reflexão: Como está o seu time hoje? Os membros de sua equipe colaboram de maneira construtiva e positiva? Até que nível confiam uns nos outros? Eles podem maximizar seu potencial criativo e de inovação? O que você pode fazer para melhorar o engajamento, a iniciativa e o aproveitamento das oportunidades de aprendizado?

Certos atributos exclusivos separam uma equipe de alto desempenho de todas as outras. Sem o planejamento adequado e a implantação dos recursos necessários, não há como conquistar o “time dos sonhos”. Veja, a seguir, alguns passos para ajudar nesse processo:

1. Promova uma cultura empresarial positiva: Estudo recente do MIT Sloan descobriu que o maior impulsionador da rotatividade é uma cultura corporativa tóxica. Sim, a cultura da empresa é um dos principais fatores de satisfação no trabalho e é fácil perceber o porquê, já que, quando é próspera e funciona bem em conjunto, promove uma atmosfera alto astral, que é um dos fatores mais desejados no trabalho. Por isso, alguns caminhos possíveis nessa trajetória são: construir uma cultura que combata o ego exacerbado, onde as agendas individuais estejam submetidas à agenda do conjunto e mantenha os colaboradores informados sobre as metas da empresa.

2. Defina metas, funções e responsabilidades: Equipes de alto desempenho têm metas claramente definidas e entendem seu papel para alcançá-las. Detalhe: os objetivos não são apenas explicitados, mas claramente definidos, para que todos saibam exatamente o que precisam fazer e como chegar lá. Isso evita confusões quanto à execução de projetos, mantém os fluxos de trabalho e os prazos organizados e garante a responsabilidade geral.

3. Abrace a diversidade, estimule as pessoas a discordar sem medo e a implementar as decisões como próprias: Empresas diversas são mais bem-sucedidas e existem inúmeros estudos que comprovam isso. A convivência entre pessoas que agem e pensam diferente ajuda as equipes a minimizar os pontos cegos e capacita os indivíduos a desafiar o status quo. Como David Rock, cofundador do Neuroleadership Institute, e Heidi Grant, psicóloga social, observam na Harvard Business Review: “trabalhar com pessoas que são diferentes de você pode desafiar seu cérebro a superar suas formas obsoletas de pensar, além de aprimorar seu desempenho”.

4. Estabeleça o sentimento de confiança: Sem ela, as equipes não conseguem progredir por medo de conflitos, falta de comprometimento, desigualdade na entrega (aquele sentimento de “eu vou dar tudo, mas a outra parte nada”), falta de confiança na sinceridade do outro e, sobretudo, no seu real compromisso com a agenda da equipe. Um time não é meramente um conjunto de pessoas que trabalham juntas, mas sim um grupo onde um confia no outro. Para criar esse sentimento, é preciso contratar e promover líderes com caráter, não só talento.

5. Promova a melhoria contínua e o aprendizado: A crença no aprendizado permanente é fundamental para manter a equipe motivada e fortalece a mentalidade e perspectivas do grupo. É possível incentivar o time com a prática de dar e receber feedbacks, oferecendo a participação em treinamentos e cursos. Uma pesquisa recente da TalentLMS mostra que 91% das empresas e 81% dos funcionários dizem que o treinamento de qualificação e requalificação aumentou a produtividade do trabalho.

6. Perceba se existe inteligência emocional: “Contrate caráter, treine habilidades” é a máxima de Peter Schutz, empreendedor e palestrante alemão que presidiu a Porsche na década de 80. Lembre-se: a equipe perfeita está muito menos nos currículos e muito mais centrada no ser humano em sua totalidade.

*Texto de Felipe Leonard, presidente e CEO da S.I.N. Implant System.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.