Revista da Farmácia – ed. 197:
Em 2002, a Ascoferj tomou uma decisão vital para o crescimento da associação ao transferir a sede do bairro da Penha para o Centro da cidade. Certamente, sem a ousadia e a coragem dos diretores e o apoio dos associados, a entidade hoje não teria tamanha importância no cenário nacional, ou até mesmo poderia nem existir.
Portanto, atenta à necessidade do setor, a Ascoferj se prepara para mais um ousado passo em direção à missão de assistir, qualificar e instruir as empresas e profissionais no que diz respeito às atividades e aos interesses do segmento farmacêutico.
Após criteriosos estudos apresentados aos associados na Assembleia Geral Ordinária, no fim de 2016, e aprovados recentemente pelo Conselho Administrativo, vamos, em breve, lançar um instituto de educação a distância (EaD), para capacitar as empresas e os profissionais do varejo farmacêutico nacional.
Atualmente, a atualização profissional é absolutamente necessária para enfrentar um mercado altamente competitivo. Portanto, as empresas precisam de ferramentas que aprimorem recursos de toda ordem, facilitando a mobilidade da equipe, reduzindo o tempo de aprendizagem, ampliando o acesso à informação e reduzindo os custos. Esse conjunto de fatores faz com que a EaD seja uma realidade contemporânea, com um aumento significativo de usuários pela web.
O instituto irá atender a gestores, farmacêuticos, atendentes de medicamentos e perfumaria e demais colaboradores. O objetivo é levar instrumentos para uma administração mais eficiente, por meio de uma equipe de renomados consultores, com larga experiência no mercado varejista farmacêutico nacional.
Certamente, os parceiros da indústria e da distribuição estarão envolvidos nessa empreitada, atendendo às demandas de comunicação com o varejo.
Dessa forma, a Ascoferj acompanha a evolução do mundo corporativo. A meta do instituto será sempre ultrapassar as fronteiras de nosso território, levando às farmácias e drogarias dos mais longínquos recantos do País o que houver de informação e conhecimento disponíveis.
Esse é o desafio que nos move para continuar a busca por ser reconhecida nacionalmente como associação que promove o desenvolvimento técnico, científico e empresarial do segmento farmacêutico. Fazemos isso sempre cientes do papel das farmácias e drogarias como estabelecimentos comerciais e de saúde.
É a Ascoferj impulsionando o setor da educação corporativa no Brasil para fortalecer o varejo farmacêutico nacional.
Luis Carlos Marins, presidente da Ascoferj