Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Verão e hipertensão: como desfrutar da estação sem preocupações

Relação verão e hipertensão
Foto: Reprodução da Internet

Com a chegada do verão, aproveitar os dias de sol fazendo atividades prazerosas, com roupas mais leves se torna rotina. Mas é preciso ter atenção a possíveis sintomas que surjam e sejam associados à hipertensão.

A cardiologista Nathalia Monerat, do Grupo Conexa, explica que a chave para evitar cefaleia, cansaço, palpitações, boca seca e tontura nos pacientes com pressão alta é a hidratação. “Recomendada para todas as pessoas, a ingestão de líquidos – de preferência água, sucos naturais e água de coco – evita que ocorra uma redução no volume do sangue circulando no corpo e, consequentemente, a oferta de oxigênio, que pode prejudicar o funcionamento de órgãos como cérebro, rins e coração”.

A profissional alerta também sobre a vasodilatação, que ocorre em decorrência do calor e merece atenção por parte dos pacientes crônicos. “Algumas medicações regularmente ingeridas para o controle da pressão arterial têm como efeito a vasodilatação, que nada mais é do que a dilatação dos vasos sanguíneos por meio do relaxamento de músculos lisos. Nesse sentido, somada ao fator diurético, também presente em algumas medicações anti-hipertensivas e que favorecem a eliminação de líquidos pela urina, pode haver uma eventual desregulação da situação e a necessidade de cuidado redobrado, com a consulta a um especialista”.

Ainda que a ocorrência de acidentes vasculares graves, como AVCs (cérebro) e infartos, seja menor no verão, as temperaturas extremas podem aumentar os riscos. É fundamental a procura por atendimento médico.

Veja também: Conheça as semelhanças entre síndrome de burnout e distúrbios do sono

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.