Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Vigilância Sanitária fiscaliza farmácias e drogarias

No dia 8 de fevereiro, foi publicada, no Diário Oficial, a Portaria nº 47/2017, da Subvisa, que dá início a um mutirão de fiscalização nas farmácias e drogarias do município do Rio de Janeiro.

 

visa
A partir da esquerda, o presidente da Ascoferj, Luis Carlos Marins; a subsecretaria da Subvisa, Márcia Rolim; e o vice-presidente da Ascoferj, Ricardo Valdetaro. Créditos: Vigilância Sanitária

 

No dia 8 de fevereiro, foi publicada, no Diário Oficial, a Portaria nº 47/2017, da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa), que dá início a um mutirão de fiscalização nas farmácias e drogarias do município do Rio de Janeiro. A ação terá duração de 90 dias e será realizada pelos fiscais farmacêuticos da Vigilância Sanitária somente nas farmácias cadastradas no Carioca Digital e que tenham preenchido a Autodeclaração do Sisvisa.

A iniciativa é resultado de uma reunião entre a Ascoferj e a nova subsecretária da Subvisa, Márcia Rolim, ocorrida no dia 1º de fevereiro, quando a associação apresentou os problemas enfrentados pelo setor por causa da falta da licença sanitária. Sem fiscalização não há licença. Portanto, o objetivo do mutirão é fiscalizar e liberar os pedidos que estão na fila, resolvendo definitivamente o problema de farmácias e drogarias que possuem apenas protocolo ou licença sanitária vencidos.

De acordo com a farmacêutica e especialista em Assuntos Regulatórios, Betânia Alhan, as farmácias deverão ficar atentas e se preparar para receber os fiscais nos estabelecimentos. “Para evitar problemas durante a visita, é preciso ficar alerta em relação à presença do farmacêutico na loja, ter em mãos os documentos listados na RDC 44/09 e na Autodeclaração em dia, possuir o Manual de Boas Práticas e o Procedimento Operacional Padrão e evitar que a farmácia esteja com problemas na estrutura física, como rachaduras, infiltrações e sem manutenção de limpeza”, orienta Betânia.

 Confira a publicação no Diário Oficial.

Fonte: Departamento de Assuntos Regulatórios/Ascoferj

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.