fbpx
Pular para o conteúdo

Coronavírus


icone de categorias Coronavírus | Notícias icone de data de publicação 13 de março de 2020.

Visa/RJ notifica farmácias e drogarias para reduzir riscos de transmissão do coronavírus

COMPARTILHE:

Farmácias de manipulação podem vender álcool em gel ao público Foto: Shutterstock

A partir de hoje, e por tempo indeterminado, farmácias e drogarias estão obrigadas a manter à disposição de funcionários e clientes “lavatórios com água corrente e produtos destinados à higiene pessoal, como papel higiênico, sabonete líquido inodoro antisséptico ou sabonete líquido inodoro e produto antisséptico e toalhas de papel não recicladas ou outro sistema higiênico e seguro para secagem das mãos. Além disso, os coletores dos resíduos devem ser dotados de tampa e acionados sem contato manual”.

Essa é a mais recente determinação da Secretaria Municipal de Saúde e faz parte de uma série de medidas adotadas no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (13/03), para reduzir os riscos de transmissão do coronavírus, como suspensão de aulas, eventos e visitas a presos.

A notificação emitida por meio da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses chegou à Ascoferj no início da noite de hoje. E é direcionada a todos os associados da entidade.

Quem descumprir a ordem fica sujeito a multa e interdição do estabelecimento por “negligenciar as condições higiênicossanitárias”, segundo o documento enviado pela Secretaria de Saúde.

No entanto, o Departamento Jurídico da Ascoferj relembra uma decisão de 2014, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Na época, a Lei Municipal 5.602/2013, que obrigava farmácias e drogarias do Rio de Janeiro a disponibilizar banheiros ao público, foi declarada inconstitucional. Dessa forma, deixou de ter vigência no ordenamento jurídico do Rio de Janeiro, desobrigando os estabelecimentos farmacêuticos de cumpri-la.

Leia também: Ascoferj obtém vitória sobre lei que obrigava ter banheiros em farmácia

Apesar desse impasse, não há dúvidas de que os estabelecimentos devem garantir condições de higiene a todos os seus colaboradores.


VER MAIS SOBRE: Coronavírus


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo Ascoferj

INFORMA

A Ascoferj informa que está em regime semipresencial.

Segundas, quartas e sextas: atendimento presencial, das 12h às 17h
Terças e quintas: atendimento remoto, das 8h às 17h.

Telefones de todos os setores para contato:

– Financeiro – (21) 98272-2882
– Jurídico – (21) 98097-0092
– Regulatório – (21) 98272-2852
– Comunicação – (21) 98272-2867
– DAC/Cursos – (21) 98399-0146
– Central de Negócios – (21) 98293-1816
– Comercial – (21) 98097-0099
– Relacionamento – (21) 98145-2036

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×