Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Visa/RJ notifica farmácias e drogarias para reduzir riscos de transmissão do coronavírus

Quem descumprir as normas pode ser interditado pelos fiscais.
Farmácias de manipulação podem vender álcool em gel ao público
Foto: Shutterstock

A partir de hoje, e por tempo indeterminado, farmácias e drogarias estão obrigadas a manter à disposição de funcionários e clientes “lavatórios com água corrente e produtos destinados à higiene pessoal, como papel higiênico, sabonete líquido inodoro antisséptico ou sabonete líquido inodoro e produto antisséptico e toalhas de papel não recicladas ou outro sistema higiênico e seguro para secagem das mãos. Além disso, os coletores dos resíduos devem ser dotados de tampa e acionados sem contato manual”.

Essa é a mais recente determinação da Secretaria Municipal de Saúde e faz parte de uma série de medidas adotadas no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (13/03), para reduzir os riscos de transmissão do coronavírus, como suspensão de aulas, eventos e visitas a presos.

A notificação emitida por meio da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses chegou à Ascoferj no início da noite de hoje. E é direcionada a todos os associados da entidade.

Quem descumprir a ordem fica sujeito a multa e interdição do estabelecimento por “negligenciar as condições higiênicossanitárias”, segundo o documento enviado pela Secretaria de Saúde.

No entanto, o Departamento Jurídico da Ascoferj relembra uma decisão de 2014, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Na época, a Lei Municipal 5.602/2013, que obrigava farmácias e drogarias do Rio de Janeiro a disponibilizar banheiros ao público, foi declarada inconstitucional. Dessa forma, deixou de ter vigência no ordenamento jurídico do Rio de Janeiro, desobrigando os estabelecimentos farmacêuticos de cumpri-la.

Leia também: Ascoferj obtém vitória sobre lei que obrigava ter banheiros em farmácia

Apesar desse impasse, não há dúvidas de que os estabelecimentos devem garantir condições de higiene a todos os seus colaboradores.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.