Visa/RJ notifica farmácias e drogarias para reduzir riscos de transmissão do coronavírus

Quem descumprir as normas pode ser interditado pelos fiscais.
Farmácias de manipulação podem vender álcool em gel ao público
Foto: Shutterstock

A partir de hoje, e por tempo indeterminado, farmácias e drogarias estão obrigadas a manter à disposição de funcionários e clientes “lavatórios com água corrente e produtos destinados à higiene pessoal, como papel higiênico, sabonete líquido inodoro antisséptico ou sabonete líquido inodoro e produto antisséptico e toalhas de papel não recicladas ou outro sistema higiênico e seguro para secagem das mãos. Além disso, os coletores dos resíduos devem ser dotados de tampa e acionados sem contato manual”.

Essa é a mais recente determinação da Secretaria Municipal de Saúde e faz parte de uma série de medidas adotadas no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (13/03), para reduzir os riscos de transmissão do coronavírus, como suspensão de aulas, eventos e visitas a presos.

A notificação emitida por meio da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses chegou à Ascoferj no início da noite de hoje. E é direcionada a todos os associados da entidade.

Quem descumprir a ordem fica sujeito a multa e interdição do estabelecimento por “negligenciar as condições higiênicossanitárias”, segundo o documento enviado pela Secretaria de Saúde.

No entanto, o Departamento Jurídico da Ascoferj relembra uma decisão de 2014, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Na época, a Lei Municipal 5.602/2013, que obrigava farmácias e drogarias do Rio de Janeiro a disponibilizar banheiros ao público, foi declarada inconstitucional. Dessa forma, deixou de ter vigência no ordenamento jurídico do Rio de Janeiro, desobrigando os estabelecimentos farmacêuticos de cumpri-la.

Leia também: Ascoferj obtém vitória sobre lei que obrigava ter banheiros em farmácia

Apesar desse impasse, não há dúvidas de que os estabelecimentos devem garantir condições de higiene a todos os seus colaboradores.

Foto de Viviane Massi
Viviane Massi
Jornalista especializada em Varejo Farmacêutico, área em que atua há 15 anos.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.