Revalidação da licença sanitária em tempos de coronavírus

As licenças sanitárias de farmácias e drogarias perderam a validade nesta terça (31/03) em vários municípios do Rio de Janeiro.
Revalidação da licença sanitária em tempos de coronavírus
Foto: Freepik

As licenças sanitárias de farmácias e drogarias perderam a validade nesta terça (31/03) em vários municípios do Rio de Janeiro. Ciente do problema, a Ascoferj encaminhou à Secretaria de Saúde do Estado um documento em que solicita a prorrogação da vigência da licença por 90 dias. Essa seria uma medida temporária de prevenção ao contágio e enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente do novo coronavírus, vetor da Covid-19.

O consultor jurídico da Ascoferj, Gustavo Semblano, autor da minuta de resolução que propõe a prorrogação da validade, lembrou que a Lei Estadual 8.769, de 23 de março de 2020, publicada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, suspendeu a validade de documentos públicos que necessitam de atendimento presencial para sua renovação e/ou prorrogação.

De acordo com a Lei Estadual 8.769, as pessoas físicas e/ou jurídicas terão o prazo de 30 dias corridos para requerer a renovação/prorrogação desses documentos tão logo tenha chegado ao fim o Plano de Contingência adotado pela Secretaria de Estado de Saúde.

Semblano lembrou ainda que a maior parte dos órgãos locais de vigilância sanitária dos 92 municípios do Estado não se encontra em pleno funcionamento, e que são poucos os que permitem a revalidação da licença sanitária por meio remoto ou virtual. Esses fatores dificultam o processo de revalidação, configurando motivos razoáveis para que a validade seja estendida.

“Diante desse cenário de incertezas, recomendamos que os associados da Ascoferj que se localizam em municípios onde ainda não há a possibilidade de revalidação da licença sanitária por meio remoto/virtual informem aos fornecedores de insumos (medicamentos, produtos correlatos etc) sobre a vigência do artigo 4º da Lei Estadual 8.769/2020, que suspende a validade dos documentos públicos durante a pandemia do novo coronavírus”, orientou.

Em breve, a Ascoferj divulgará a repercussão do pedido feito à Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

Leia também: Justiça Federal permite que farmácias de manipulação manipulem álcool sem limitações

 

Foto de Viviane Massi
Viviane Massi
Jornalista especializada em Varejo Farmacêutico, área em que atua há 15 anos.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.