A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune sistêmica, progressiva e debilitante, caracterizada por inflamação simétrica, dor, edema, rigidez matinal nas articulações sinoviais, destruição óssea e deformidade funcional. É causada pelo desequilíbrio entre citocinas pró-inflamatórias e anti-inflamatórias, favorecendo mediadores pró-inflamatórios, como a TNF-a e interleucina (IL)-1.
Em artigo publicado pela Consulfarma, fala-se que o Saffron (Crocus sativus L.) possui mais de 150 componentes antioxidantes diferentes. Estudos in vitro têm demonstrado a atividade anti-inflamatória da crocina, que inibe as enzimas ciclooxigenase 1 e 2 e previne a produção de prostaglandina e2 de forma dose-dependente.
Um estudo clínico foi feito para identificar se o Saffron tem efeitos nos parâmetros clínicos e metabólicos de pacientes com artrite reumatoide ativa. Nos resultados, notou-se que houve redução no número de articulações edemaciadas e sensíveis, na intensidade da dor e escore de atividade da doença. Além disso, não houve efeito adverso em nenhum dos pacientes.
Veja também: Novartis apresenta dados sobre tratamento que indica sobrevida global mais longa já relatada em câncer de mama