Prescrição de medicamentos personalizados cresce entre brasileiros

Medicamentos personalizados têm aumento no Brasil
Foto: shutterstock
Medicamentos personalizados têm aumento no Brasil
Foto: shutterstock

 

Um levantamento realizado pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) junto aos associados mostra que aproximadamente 100 mil médicos, nutricionistas e dentistas prescrevem uma fórmula para ser manipulada em farmácia magistral pelo menos uma vez. O total contabiliza cerca de 60 milhões de pessoas por ano nesse mercado.

Os medicamentos industrializados seguem dosagens padronizadas e são continuamente controlados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os personalizados também são rigorosamente inspecionados pelo órgão, e por isso mantém processos controlados para fracionamento, manipulação e preparo – as farmácias de manipulação precisam cumprir ao menos 200 exigências da Anvisa e do Conselho Regional de Farmácia local.

A manipulação não pressupõe apenas os produtos naturais, podendo conter a mesma substância ativa dos industrializados, mas levando em consideração as características e necessidades individuais de cada pessoa, como por exemplo, o peso.

Nos personalizados é possível escolher a via de administração – cápsula, pastilha, goma, chocolate, sachê, gel, pomada e patchs. Além disso, por serem produzidos individualmente de acordo com a prescrição na receita, também se tornam de 40% a 50% mais baratos.

Recentemente, uma campanha de conscientização sobre as vantagens do uso de medicamentos manipulados foi lançada no mercado por um grupo de dez empresas, incluindo o Grupo Fagron, que visam criar o futuro da medicina personalizada no Brasil.

Veja também: Uso de suplementos no gerenciamento do envelhecimento cutâneo

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×