Anvisa alerta sobre produto emagrecedor proibido no Brasil

Anvisa presta esclarecimentos sobre produto emagrecedor
Foto: Divulgação
Anvisa presta esclarecimentos sobre produto emagrecedor
Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, na última sexta-feira (4), um alerta acerca dos produtos da marca “50 Ervas Emagrecedor”. Proibidos desde 2020 por não estarem regularizados como medicamentos, seu comércio é considerado uma atividade clandestina.

O produto não pode ser classificado como suplemento alimentar ou alimento por conter ingredientes não autorizados para tal fim. Entre esses componentes, aparecem o chapéu-de-couro, cavalinha, douradinha, salsaparrilha, carobinha, sene, dente-de-leão, pau-ferro e centella asiática. Essas espécies vegetais têm autorização para uso em medicamentos, como fitoterápicos.

A Anvisa publicou duas medidas que proíbem a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso do produto, e determinando sua apreensão e inutilização. A primeira delas foi a Resolução RE 4.721/2020, seguida da RE 903/2021. As ações de fiscalização se aplicam a quaisquer estabelecimentos físicos ou veículos de comunicação, inclusive eletrônicos, que comercializem ou divulguem os produtos.

O órgão alerta ainda que qualquer produto com propriedades terapêuticas, como, por exemplo, com “a promessa de emagrecimento, só pode ser comercializado no Brasil com autorização da Anvisa e esse comércio só pode ocorrer em farmácias e drogarias, já que substâncias com propriedades terapêuticas são consideradas medicamentos”.

É possível identificar se o produto está registrado como medicamento no link e consultar quais estão proibidos nesse link.

Veja também: Perfil Profissiográfico Previdenciário será implementado em meio eletrônico

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Logotipo Ascoferj

COMUNICADO

A Ascoferj convida a todos para sua Assembleia Geral Ordinária (AGO), que acontece no dia 18 de maio de 2022, a partir de 14h. A participação pode ser remota ou presencial.

Descubra os temas da pauta e como participar na matéria: https://ascoferj.com.br/noticias/ascoferj-convida-para-assembleia-geral-ordinaria/

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×