Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Câmara aprova retorno de gestantes ao trabalho presencial após vacinação contra Covid-19

Gestantes devem voltar ao presencial

Foi aprovado ontem (6), pela Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 2.058/21, que estabelece medidas para o trabalho das gestantes durante a pandemia, prevendo a volta ao presencial após imunização. A proposta ainda será enviada ao Senado.

O texto, de autoria do deputado Tiago Dimas (Solidariedade-TO), altera a Lei Federal nº 14.151/21, que garantiu o afastamento das mulheres grávidas do trabalho presencial com remuneração integral.

Condições impostas pelo novo projeto

O projeto foi aprovado pela Câmara no substitutivo da relatora, a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), garantindo o afastamento somente às gestantes que não tenham sido totalmente imunizadas, ou seja, 15 dias após a segunda dose.

A colaboradora deverá retornar à atividade presencial nas seguintes hipóteses: esquema vacinal completo, encerramento do estado de emergência em saúde pública ou caso haja aborto espontâneo. Na hipótese de a mulher optar por não se vacinar, deverá assinar um termo de responsabilidade, “comprometendo-se a cumprir todas as medidas preventivas adotas pelo empregador”.

A proposta garante ainda que as gestantes que exercem funções incompatíveis com o trabalho remoto serão consideradas como gravidez de risco até que tenham a imunização completa, quando deverão voltar ao presencial. Neste período, receberão o salário-maternidade.

Lado do empregador

Para a relatora, o texto garante o afastamento enquanto não há proteção da imunização e também resolve o problema do setor produtivo: “Hoje, 100% está sendo pago pelo setor produtivo e, muitas vezes, o microempresário não tem condições de fazer esse pagamento. Várias mulheres querem retornar ao trabalho, pois muitas vezes elas têm uma perda salarial porque ganham comissão, hora extra”.

Veja também: População mais consciente tem prezado pela manutenção da saúde

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.