Dias de Carnaval nem sempre são feriados. Entenda como funciona no Rio de Janeiro

Foto: Alexandre Vidal/Riotur

Embora muitas pessoas acreditem que os quatro dias de Carnaval sejam feriado, a realidade não é assim. Para que os dias de folia possam ser considerados como folga, é preciso que esteja previsto em lei municipal ou estadual.

No caso do Estado do Rio de Janeiro, apenas o dia de terça-feira de Carnaval é feriado, segundo a Lei 5.243/2018. O advogado especialista em Legislação do Trabalho, Gabriel Fragoso, explica que nessa condição o empregado não é obrigado a trabalhar. “Nos locais em que for feriado, não existe obrigatoriedade do trabalho, salvo se o empregado estiver em escala pré-determinada e receber por esse trabalho ou folgar outro dia”, explica.

Como trabalhar em feriado é um dinheiro independente do salário, mesmo que tenha sido escalado, o funcionário que não marcar presença deve ser advertido pela conduta faltosa, sem que isso interfira no valor que recebe mensalmente.

Entretanto, a segunda-feira e a quarta-feira de Cinzas podem ser consideradas ponto facultativo em alguns municípios. É preciso ficar atento às leis locais.

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Segundo dados da Interplayers, SP, RJ e MG lideram a expansão do setor; especialista aponta mudança nos hábitos de consumo....
Imunizante produzido pelo Instituto Butantan protege contra duas cepas do vírus Influenza A e uma cepa do vírus tipo B....
Cerimônia aconteceu em São Paulo e premiou empresas franqueadoras....
Material destaca o que as farmácias devem fazer caso sofram ataques de softwares maliciosos que colocam em risco os dados dos sistemas....
Evento discute gestão de pessoas e inovação em recursos humanos no setor farmacêutico....
Empresas devem usar Inteligência Artificial para tarefas do dia a dia e garantir que colaboradores estejam disponíveis para momentos críticos....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!