Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Pacientes com doenças graves devem ter atenção durante pandemia

A SBHCI publicou um alerta sobre pacientes graves durante pandemia.
Pacientes com doenças graves devem ter atenção durante a pandemia
Foto: Divulgação

Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) publicou um alerta sobre o aumento do número de casos de infarto e AVC durante a pandemia da Covid-19. Dados da entidade mostram que houve uma queda de 50% no atendimento aos pacientes com doenças do coração por conta do medo de sair nas ruas.

Sete em cada dez pessoas que faleceram no Brasil em decorrência da Covid-19 tinham mais de 60 anos e apresentavam pelo menos um fator de risco entre doenças do coração, do pulmão ou diabetes. Por isso, mesmo com o medo de buscar atendimento médico, é fundamental para os pacientes manter o tratamento das doenças citadas.

Tratar doenças pode ajudar em caso de infecção

A entidade dá o exemplo de um AVC em pacientes com fibrilação atrial, ou seja, batimentos irregulares do coração que deixam o paciente mais vulnerável à formação de coágulos sanguíneos que causam o derrame. Ter a doença controlada pode prevenir o desenvolvimento de um quadro mais grave de Covid-19 caso haja contaminação.

O infarto e a trombose também poder ser fatais sem atendimento rápido, afinal o primeiro é a principal causa de morte no Brasil e é gerado pela grande quantidade de placas de gordura nas artérias do coração.

Comprovação por estudos

Especialistas têm percebido que o coronavírus pode causar alterações neurológicas e provocar a formação de microcoágulos nos vasos sanguíneos. Há relatos inclusive de pessoas jovens e saudáveis que tiveram AVC e, depois, o diagnóstico de Covid-19.

Os dados têm alterado até mesmo o protocolo de atendimento em alguns hospitais, que encorajam a testagem de coronavírus em pacientes que chegam com sintomas de AVC.

Veja também: Farmácias terão até 48 horas para notificar casos de Covid-19

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.