Pacientes com doenças graves devem ter atenção durante pandemia

A SBHCI publicou um alerta sobre pacientes graves durante pandemia.
Pacientes com doenças graves devem ter atenção durante a pandemia
Foto: Divulgação
ads-728x90-2.webp

Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) publicou um alerta sobre o aumento do número de casos de infarto e AVC durante a pandemia da Covid-19. Dados da entidade mostram que houve uma queda de 50% no atendimento aos pacientes com doenças do coração por conta do medo de sair nas ruas.

Sete em cada dez pessoas que faleceram no Brasil em decorrência da Covid-19 tinham mais de 60 anos e apresentavam pelo menos um fator de risco entre doenças do coração, do pulmão ou diabetes. Por isso, mesmo com o medo de buscar atendimento médico, é fundamental para os pacientes manter o tratamento das doenças citadas.

Tratar doenças pode ajudar em caso de infecção

A entidade dá o exemplo de um AVC em pacientes com fibrilação atrial, ou seja, batimentos irregulares do coração que deixam o paciente mais vulnerável à formação de coágulos sanguíneos que causam o derrame. Ter a doença controlada pode prevenir o desenvolvimento de um quadro mais grave de Covid-19 caso haja contaminação.

O infarto e a trombose também poder ser fatais sem atendimento rápido, afinal o primeiro é a principal causa de morte no Brasil e é gerado pela grande quantidade de placas de gordura nas artérias do coração.

Comprovação por estudos

Especialistas têm percebido que o coronavírus pode causar alterações neurológicas e provocar a formação de microcoágulos nos vasos sanguíneos. Há relatos inclusive de pessoas jovens e saudáveis que tiveram AVC e, depois, o diagnóstico de Covid-19.

Os dados têm alterado até mesmo o protocolo de atendimento em alguns hospitais, que encorajam a testagem de coronavírus em pacientes que chegam com sintomas de AVC.

Veja também: Farmácias terão até 48 horas para notificar casos de Covid-19

Fonte: Revista da Farmácia

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
ads-728x90-2.webp
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Valor arrecadado a partir de um percentual das vendas totais da marca Tena, realizadas nas lojas físicas e nos canais virtuais não presenciais da Venancio....
Para além do aspecto comercial, as colaborações criam conexões emocionais, agregam valor cultural e oferecem experiências únicas....
Associada da Santos & Abreu segue com seu projeto de expansão e abre uma unidade na Várzea, interior do estado do Rio de Janeiro....
Novo modelo digital projeta integrar mais de 11 mil farmácias até 2025, transformando a experiência de compra e impulsionando o setor....
Sistema pode integrar e otimizar processos em comércios eletrônicos, trazendo benefícios para os empresários....
Espetáculo acaba de reestrear em São Paulo e, no Rio de Janeiro, será exibido a partir de 18 de abril, com múltiplas sessões....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Evite multas e bloqueios

Renove a sua Licença Sanitária e Certificado de Regularidade do CRF-RJ.

Prazo final

30/04

Você é associado Ascoferj?

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição