Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 19 de junho de 2019.

PL que obriga doações para instituições de câncer entrará em pauta para ser votado

COMPARTILHE:

Símbolos dos diversos tipos de câncer Foto: freepik

Aconteceu, no último dia 12 de junho, a 13ª Reunião Extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em que foi discutido o Projeto de Lei nº 355/2019, de autoria do deputado Alexandre Knoploch (PSL-RJ).

O PL tem como objetivo tornar obrigatória a disponibilização de ferramentas de doação para entidades – públicas e privadas – sem fins lucrativos de combate ao câncer em farmácias e drogarias de todo o Estado do Rio de Janeiro.

Impacto no setor farmacêutico

A Ascoferj, com o apoio de sua assessoria parlamentar, conversou com o relator do projeto, o deputado Jorge Felippe Neto (PSD-RJ), sobre o impacto que o projeto teria no setor farmacêutico.

O presidente da Associação, Luis Marins, acredita na importância da lei, mas não em sua obrigatoriedade. “Nós entendemos a fundamentação da lei, mas desde que seja facultativa aos estabelecimentos”, explica.

Necessidade de emendas

Durante a reunião, o relator apresentou algumas emendas. A nova redação torna a norma facultativa e, caso o estabelecimento opte por fazer o recolhimento, poderá escolher para qual instituição de combate ao câncer as doações serão enviadas.

Além disso, as farmácias deverão informar mensalmente ao Poder Público quais foram os valores arrecadados e quais instituições foram contempladas.

Próximos passos

Após a constatação da constitucionalidade na CCJ, o PL segue para votação na Comissão de Saúde e na Comissão de Economia, Indústria e Comércio. Caso seja aprovado nessas instâncias, segue para o Plenário, onde será votado. Se aprovado, seguirá para o Poder Executivo se manifestar quanto a sanção ou veto.

Leia também: Lei que proíbe uso de sacolas plásticas entra em vigor este mês


VER MAIS SOBRE: Estado do Rio de Janeiro / PL / Projeto de Lei


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.