Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

PL que obriga doações para instituições de câncer entrará em pauta para ser votado

O Projeto de Lei ainda passará por debates em mais Comissões antes de ir ao Plenário.
Símbolos dos diversos tipos de câncer
Foto: freepik

Aconteceu, no último dia 12 de junho, a 13ª Reunião Extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em que foi discutido o Projeto de Lei nº 355/2019, de autoria do deputado Alexandre Knoploch (PSL-RJ).

O PL tem como objetivo tornar obrigatória a disponibilização de ferramentas de doação para entidades – públicas e privadas – sem fins lucrativos de combate ao câncer em farmácias e drogarias de todo o Estado do Rio de Janeiro.

Impacto no setor farmacêutico

A Ascoferj, com o apoio de sua assessoria parlamentar, conversou com o relator do projeto, o deputado Jorge Felippe Neto (PSD-RJ), sobre o impacto que o projeto teria no setor farmacêutico.

O presidente da Associação, Luis Marins, acredita na importância da lei, mas não em sua obrigatoriedade. “Nós entendemos a fundamentação da lei, mas desde que seja facultativa aos estabelecimentos”, explica.

Necessidade de emendas

Durante a reunião, o relator apresentou algumas emendas. A nova redação torna a norma facultativa e, caso o estabelecimento opte por fazer o recolhimento, poderá escolher para qual instituição de combate ao câncer as doações serão enviadas.

Além disso, as farmácias deverão informar mensalmente ao Poder Público quais foram os valores arrecadados e quais instituições foram contempladas.

Próximos passos

Após a constatação da constitucionalidade na CCJ, o PL segue para votação na Comissão de Saúde e na Comissão de Economia, Indústria e Comércio. Caso seja aprovado nessas instâncias, segue para o Plenário, onde será votado. Se aprovado, seguirá para o Poder Executivo se manifestar quanto a sanção ou veto.

Leia também: Lei que proíbe uso de sacolas plásticas entra em vigor este mês

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.