Pular para o conteúdo

Coronavírus


icone de categorias Coronavírus | Notícias icone de data de publicação 15 de abril de 2020.

Vigilância Sanitária de Volta Redonda alerta sobre testes de Covid-19 em farmácias

COMPARTILHE:

Testes de Covid-19 Foto: freepik

Em ofício publicado pela Vigilância Sanitária de Volta Redonda na última semana, o órgão informa às farmácias e drogarias locais que a realização de testes de Covid-19 nos estabelecimentos citados ainda não é autorizada pela Anvisa.

No texto, a Visa-VR relembra que o único parâmetro bioquímico permitido como serviço farmacêutico a ser prestado por farmácias é a aferição da glicemia capilar, como consta na RDC 44/2009 e na Lei Estadual nº 16.473/2014.

Outro ponto importante do ofício é o alerta de que mesmo os estabelecimentos que tenham liminares judiciais autorizando a execução de testes rápidos ou testes laboratoriais remotos, além da glicemia capilar, não podem comercializar testes de detecção da Covid-19.

Por se tratar de uma doença de notificação compulsória imediata, é necessário que haja a comunicação dos casos positivos e o envio das alíquotas de amostras ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (LACEN/RJ). Dessa forma, apenas laboratórios clínicos com aptidão deliberada pelo LACEN/RJ podem realizar o diagnóstico da Covid-19.

Veja também: Farmácias do RJ não têm autorização para realizar ou vender testes de coronavírus


VER MAIS SOBRE: Coronavírus / Covid-19 / Testes / Vigilância Sanitária / Volta Redonda


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.