Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 30 de janeiro de 2020.

Perfis de liderança: conheça os principais e descubra qual é o seu

COMPARTILHE:

Foto: shutterstock

O líder é uma peça fundamental para o funcionamento do negócio, afinal é ele quem toma as principais decisões, comunica o propósito da empresa aos funcionários e promove ações coordenadas que os façam alcançar os resultados desejados.

Com o objetivo de entender o comportamento desse profissional, a pedagoga e especialista em Recursos Humanos, Lucia Gadelha, explica quais são os principais perfis de líderes atualmente.

Líder autoritário

É aquele que se debruça somente na execução das tarefas e exerce o poder por meio do cargo que ocupa. “Geralmente tem comportamento agressivo e leva em consideração somente as suas opiniões, sem compartilhar com a equipe. As tarefas são executadas de forma individual, desconsiderando a percepção e a visão dos colaboradores”, explica Lucia. Por conta desse comportamento, falhas graves podem ocorrer.

Líder autocrático

Gosta de controlar os colaboradores. Costuma ser centralizador e não compartilhar conhecimento e informações e, quando o faz, é sempre de forma controladora.

“Como o líder determina qual tarefa cada colaborador deve executar, a equipe trabalha de forma individualizada, sem interação ou troca de ideias, o que seria fundamental para se obter resultados mais eficazes. O trabalho em equipe pressupõe a contribuição de todos, com suas principais competências, num ambiente em que as pessoas aprendem e inovam continuamente”, observa a especialista.

Líder liberal

Esse perfil é de um líder que interfere menos. Nesse caso, a equipe consegue trabalhar com mais autonomia e tomar algumas decisões sem precisar consultar a liderança. O líder liberal delega responsabilidades, dando liberdade para a execução das tarefas.

Lucia fala sobre a importância de haver maturidade profissional por parte da equipe para conduzir as tarefas no modelo de autogestão. “Os profissionais necessitam estar bem preparados e treinados para realizar as tarefas e obter os resultados esperados sem uma predominante interferência do líder nas decisões”.

Existe um perfil de liderança ideal?

A especialista revela que a liderança situacional atualmente é a melhor. Consiste no trabalho direcionado de acordo com a variação das situações apresentadas, demandando do líder uma capacitação técnica e comportamental para se adequar ao que está acontecendo. Dessa forma, esse gestor pode conduzir os colaboradores da melhor maneira possível.

“Cada situação é administrada de acordo com o processo a ser executado e o conhecimento da equipe, exigindo que o líder se adapte ao perfil de cada profissional, observando todas as variáveis, desenvolvendo-se continuamente e delegando as tarefas adequadas aos diferentes níveis de capacidade e maturidade dos colaboradores”, finaliza.

Veja também: Como a LGPD impacta as farmácias?

Fonte: Revista da Farmácia


VER MAIS SOBRE: Liderança / Perfis de liderança


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo Ascoferj

INFORMA

Atendendo às recomendações de prevenção contra o novo coronavírus feitas pelo governo do Estado do Rio de Janeiro e diversos órgãos de saúde, a Ascoferj passa a funcionar, temporariamente, de forma remota, das 9h às 17h, a partir de terça-feira (24/03).

CONTATOS

Regulatório – (21) 98272-2852 / regularizacao@ascoferj.com.br
Jurídico – (21) 98097-0092 / departamentojuridico@ascoferj.com.br
Financeiro – (21) 982722882 / financeiro@ascoferj.com.br
Comunicação – (21) 98272-2867 comunicacao@ascoferj.com.br
Administrativo – (21) 98097-0076 / administrativo@ascoferj.com.br
Central de Negócios – (21) 98293-181 / negociacao@ascoferj.com.br
DAC – (21) 96569-6689 / dac@ascoferj.com.br

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.