Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Perfis de liderança: conheça os principais e descubra qual é o seu

Saiba qual é o perfil ideal para estimular sua equipe a atingir bons resultados.
Foto: shutterstock

O líder é uma peça fundamental para o funcionamento do negócio, afinal é ele quem toma as principais decisões, comunica o propósito da empresa aos funcionários e promove ações coordenadas que os façam alcançar os resultados desejados.

Com o objetivo de entender o comportamento desse profissional, a pedagoga e especialista em Recursos Humanos, Lucia Gadelha, explica quais são os principais perfis de líderes atualmente.

Líder autoritário

É aquele que se debruça somente na execução das tarefas e exerce o poder por meio do cargo que ocupa. “Geralmente tem comportamento agressivo e leva em consideração somente as suas opiniões, sem compartilhar com a equipe. As tarefas são executadas de forma individual, desconsiderando a percepção e a visão dos colaboradores”, explica Lucia. Por conta desse comportamento, falhas graves podem ocorrer.

Líder autocrático

Gosta de controlar os colaboradores. Costuma ser centralizador e não compartilhar conhecimento e informações e, quando o faz, é sempre de forma controladora.

“Como o líder determina qual tarefa cada colaborador deve executar, a equipe trabalha de forma individualizada, sem interação ou troca de ideias, o que seria fundamental para se obter resultados mais eficazes. O trabalho em equipe pressupõe a contribuição de todos, com suas principais competências, num ambiente em que as pessoas aprendem e inovam continuamente”, observa a especialista.

Líder liberal

Esse perfil é de um líder que interfere menos. Nesse caso, a equipe consegue trabalhar com mais autonomia e tomar algumas decisões sem precisar consultar a liderança. O líder liberal delega responsabilidades, dando liberdade para a execução das tarefas.

Lucia fala sobre a importância de haver maturidade profissional por parte da equipe para conduzir as tarefas no modelo de autogestão. “Os profissionais necessitam estar bem preparados e treinados para realizar as tarefas e obter os resultados esperados sem uma predominante interferência do líder nas decisões”.

Existe um perfil de liderança ideal?

A especialista revela que a liderança situacional atualmente é a melhor. Consiste no trabalho direcionado de acordo com a variação das situações apresentadas, demandando do líder uma capacitação técnica e comportamental para se adequar ao que está acontecendo. Dessa forma, esse gestor pode conduzir os colaboradores da melhor maneira possível.

“Cada situação é administrada de acordo com o processo a ser executado e o conhecimento da equipe, exigindo que o líder se adapte ao perfil de cada profissional, observando todas as variáveis, desenvolvendo-se continuamente e delegando as tarefas adequadas aos diferentes níveis de capacidade e maturidade dos colaboradores”, finaliza.

Veja também: Como a LGPD impacta as farmácias?

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Logotipo Ascoferj

Atenção

Prezados associados e parceiros,

No dia 23/04 (terça-feira), devido ao feriado regional de São Jorge, não haverá expediente na Ascoferj.

Retornaremos às nossas atividades na quarta-feira (24/04).

Bom feriado!

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.