Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
Notícias
12 de agosto de 2019.
Entre os dias 6 e 8 de agosto, aconteceu a primeira edição do Convisa Rio, Conferência Nacional de Vigilância Sanitária, Vigilância em Zoonoses e Inspeção Agropecuária da cidade do Rio de Janeiro. Criada com o objetivo de homenagear o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, celebrado em 5 de agosto, o evento contou com a presença de autoridades da cidade, representantes do setor regulado e órgãos fiscalizadores dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Ceará.
A secretária municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Beatriz Busch, falou sobre a importância da conferência. “É um evento inédito, que reúne na plateia o setor regulado e técnicos de todo o Brasil. Foi um evento de transparência, em que se discutiu questões práticas do cotidiano, o que é muito importante para a cidade”, pontuou.
Segundo a subsecretária da Visa, Márcia Rolim, o evento foi um sucesso já no número de inscritos, com 30% vindo de fora do Rio. “Foi um momento de capacitação, discussão e muita verdade entre todas as partes”, afirmou.
Além disso, Márcia diz que o evento serviu para aproximar ainda mais o setor regulado do desenvolvimento de atividades econômicas e comemorar a lei do Código Sanitário. “A Vigilância Sanitária está aqui para fomentar as atividades econômicas do município do Rio de Janeiro.”
Com apoio da Ascoferj, o setor de farmácias teve espaço significativo na conferência. Foram três palestras totalmente voltadas para os profissionais da área. A primeira delas, na terça-feira, foi com o vice-presidente regional São Paulo da Anfarmag, Ivan da Gama Teixeira, que palestrou sobre a melhoria da qualidade dos serviços e produtos em farmácias magistrais.
Teixeira falou sobre sua expectativa para a Convisa. “Estarmos em um evento como este é fundamental para que a relação entre setor regulado e órgãos fiscalizadores continue sendo sempre favorável a melhorias”, comentou.
A quinta-feira começou com uma mesa-redonda entre o coordenador do Programa de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma, Cassyano Correr, e o presidente da SBPC/ML, Wilson Shcolnik, que falaram sobre o cenário atual dos serviços farmacêuticos.
Correr afirmou que a aproximação do setor com a Vigilância Sanitária é fundamental. “As farmácias estão produzindo diversas mudanças e, muitas vezes, precisam renovar a licença sanitária, incluir novas atividades, o que demanda mais fiscalização. Quanto mais acertado for esse alinhamento de expectativas, melhor será.”
A terceira e última palestra foi a do médico cardiologista e CEO da Brasil Telemedicina, Carlos Camargo. Ele apresentou o conceito de telemedicina, sua influência na saúde brasileira e de que forma poderia ser usada no contexto da farmácia clínica.
O médico afirmou que as farmácias são peça fundamental para a implantação do conceito no Brasil. “As farmácias têm uma capilaridade muito grande e, muitas vezes, estão em lugares que não têm hospitais ou postos de saúde. A telemedicina é uma forma de levar o atendimento médico a esses lugares”, afirma Camargo.
Segundo ele, todo tema que é novo causa uma certa estranheza na sociedade, mas que é importante divulgar e conversar sobre ele em eventos como a Convisa. “A conexão entre farmacêutico e médico pode levar tratamento, orientação e prevenção primária para o paciente que vai à farmácia”, finalizou.
Veja também: Subvisa determina novos critérios para o controle sanitário de medicamentos